quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Veja como sistema muscular se beneficia com o exercício físico

A musculatura representa 40% do peso do corpo e desempenha papel essencial não só da manutenção da postura e na sustentação do tronco e dos membros, mas também na respiração, deglutição, digestão, expressão facial e verbal, na circulação e fixação das vísceras.
Músculos precisam ser trabalhados e ficam mais ágeis e fortes à medida que são exigidos. Sem os exercícios regulares, acabam por se atrofiar, e a pessoa perde em flexibilidade, força e mobilidade.
Atingimos o nosso auge da força física de nosso organismo na faixa dos 20 aos 25 anos e depois desta idade perdemos gradativamente massa muscular. Quem mantém uma rotina de trabalho muscular consegue um benefício enorme, o que vale dizer que você sempre estará em média, uns 20 anos mais capaz fisicamente do que uma pessoa que não se cuida neste aspecto. Em outras palavras: quando você estiver com 60 anos, terá uma capacidade muscular equivalente a seus 40 anos.


musculacao2.jpgAlém de tudo isso, a musculatura fortalecida traz um fator muito importante que é a manutenção de um peso adequado, pois quem faz musculação tem o benefício de manter o corpo com o metabolismo acelerado por até 24 horas depois de uma seção de exercícios e isto acontece porque o corpo vai se adaptando ao exercício, a musculatura vai crescendo e para manter esta musculatura funcionando o corpo necessita de energia e vai buscar nos depósitos corporais, isto é, você gasta energia mesmo sem exercícios neste período.
Em termos de estética, um exemplo de que o trabalho muscular é fundamental para quem busca este objetivo, está no fato de que são os músculos que dão o formato ao corpo e, portanto, quando os músculos são trabalhados, o corpo recebe um formato harmonioso e definido.
Sendo assim, cabe a você escolher que tipo de corpo quer ter: forte, ágil e com mobilidade ou fraco, cansado e disforme. Olhe para uma pessoa com estas características e veja que ela sempre está bem e feliz com a sua condição.

musculacao3.jpg
E por último, lembre-se que toda seção de musculação deve ser planejada para respeitar sua individualidade e limites, pois o primeiro sinal de que ela não foi bem planejada é a sensação de dor que você sente após a seção. Sentir dor após o exercício é sinal de que foi ultrapassado o limite e a maneira mais inteligente de se exercitar é pedir orientação a um profissional de Educação Física.


Tiago Soares
Personal Trainer
CREF 082280-G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário